Deontologia

A AMTCONTA no exercício da sua actividade orienta sua actuação por princípios de integridade, idoneidade, independência, responsabilidade, competência, confidencialidade, equidade e lealdade profissional.

a) O princípio da integridade implica que a AMTCONTA no exercício da actividade se pauta por padrões de honestidade e boa fé.

b) O princípio da idoneidade implica que a AMTCONTA aceita apenas os trabalhos para os quais está apto a desempenhar.

c) O princípio da independência implica que a AMTCONTA se mantém equidistante de qualquer pressão resultante dos seus próprios interesses ou de influências exteriores de forma a não comprometer a sua independência técnica.

d) O princípio da responsabilidade implica que a AMTCONTA assume a responsabilidade pelos actos praticados no exercício das suas funções.

e) O princípio da competência implica que a AMTCONTA exerce as suas funções de forma diligente e responsável utilizando os conhecimentos e técnicas divulgadas, respeitando a lei, os princípios contabilísticos e os critérios éticos.

f) O princípio da confidencialidade implica que a AMTCONTA e os seus colaboradores guardam sigilo profissional sobre os factos e os documentos de que tomam conhecimento no exercício das suas funções.

g) O princípio da equidade implica que a AMTCONTA garante igualdade de tratamento e de atenção a todas as entidades a quem presta serviços, não estabelecendo distinções que não se justifiquem, salvo o disposto em normas contratuais acordadas.

h) O princípio da lealdade implica que a AMTCONTA, nas suas relações recíprocas, procede com correcção e civilidade, abstendo-se de qualquer ataque pessoal ou alusão depreciativa, pautando a sua conduta no respeito pelas regras da concorrência leal e normas legais vigentes por forma a dignificar a actividade profissional.